Criado em 1957 por Albert Lamorisse, o jogo de tabuleiro Risk (também chamado de Risco) é da categoriia estratégia e pode ser jogado por dois, três, quatro, cinco ou seis jogadores. É jogado no mapa do mundo, dividido em 6 continentes contendo, no total, 42 territórios. Os jogadores controlam exércitos e se revesam em turnos nos quais tentam conquistar territórios dos adversários. As batalhas são decididas através do lançamento de dados. O objetivo é conquistar todos os territórios do mapa.
Os ataques entre territórios acontecem entre as fronteiras políticas e também entre rotas pré-definidas e mercadas no mapa com linhas pontilhadas. Os exércitos são marcados por peças de plástico em diferentes cores, algumas delas representando múltiplos de 5 ou 10. O jogo também é vendido com 42 representando os territórios do mapa. Cada carta possui um de 3 símbolos: cavalaria, infantari ou artilharia. Um jogador tem direito a uma carta caso conquiste ao menos um território durante seu turno. O número de cartas ganhas em um turno é de 1, no máximo. Possuir 3 cartas com símbolos todos iguais ou todos diferentes da ao jogador o direito de trocá-las por mais exércitos no início de sua jogada. As cartas também são utilizadas para distribuir os territórios entre os jogadores no começo do jogo. Existem também cartas coringa, que carregam os 3 símbolos juntos e garantem que uma troca seja sempre possível com 3 cartas.
O jogo também inclui seis dados: 3 vermelhos, usados por quem ataca, e 3 brancos para quem defende. Os territóorios do jogo, em geral, representam combinações de países ou estados. Alguns, embora não sejam combinações de outros, possuem fronteiras simplificadas para tornar o jogo mais dinâmico.
Os continentes do jogo, com seus territórios, são: